
O E-SOCIAL VAI ACABAR? TUDO QUE O EMPRESÁRIO PRECISA SABER SOBRE O FIM DO ESOCIAL
secretário do ministério da economia recentemente prometeu “passar a faca” no e-Social, e essa notícia causou grande repercussão no meio contábil.
Nós vamos explicar neste conteúdo o que está acontecendo e se o e-Social de fato vai acabar.
Primeiramente vamos falar um pouco sobre o que é o e-Social e porque a sua empresa precisa conhecer sobre este assunto para então entender o que o secretário quis dizer em sua declaração.
O QUE É O E-SOCIAL
Basicamente o e-Social é uma plataforma que reúne informações de diferentes áreas que envolvem o aspecto de contratação de profissionais e segurança do trabalho, todo o processo de contratação, toda a parte de envolve o processo de tributação dos colaboradores, INSS, impostos de renda entre outras informações. Esse é o e-Social.
O e-Social é um emaranhado de informações disponíveis sobre os trabalhadores no Brasil e também dos seus respectivos empregadores.
Quando esse sistema surgiu as empresas tiveram prazo para se adaptar e consequentemente as empresas que fornecem esses dados, que são as de software, também tiveram que se adaptar.
DIFICULDADE E BUROCRACIA
Mas existem uma série de problemas que envolvem isso: o sistema não é de fácil integração e traz dificuldades com o layout, problemas com conexão de dados e uma série de erros gerados pelo e-Social e consequentemente um risco altíssimo de multas.
Os empreendedores contábeis já tinham se adaptado a grandes transformações nos últimos anos com a chegada da informatização e as empresas viram a necessidade de preencher uma série de formulários online e isso trouxe muito mais trabalho para as empresas.