skip to Main Content
O E-SOCIAL VAI ACABAR? TUDO QUE O EMPRESÁRIO PRECISA SABER SOBRE O FIM DO ESOCIAL

O E-SOCIAL VAI ACABAR? TUDO QUE O EMPRESÁRIO PRECISA SABER SOBRE O FIM DO ESOCIAL

secretário do ministério da economia recentemente prometeu “passar a faca” no e-Social, e essa notícia causou grande repercussão no meio contábil.

Nós vamos explicar neste conteúdo o que está acontecendo e se o e-Social de fato vai acabar.

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o que é o e-Social e porque a sua empresa precisa conhecer sobre este assunto para então entender o que o secretário quis dizer em sua declaração.

O QUE É O E-SOCIAL

Basicamente o e-Social é uma plataforma que reúne informações de diferentes áreas que envolvem o aspecto de contratação de profissionais e segurança do trabalho, todo o processo de contratação, toda a parte de envolve o processo de tributação dos colaboradores, INSS, impostos de renda entre outras informações. Esse é o e-Social.

O e-Social é um emaranhado de informações disponíveis sobre os trabalhadores no Brasil e também dos seus respectivos empregadores.

Quando esse sistema surgiu as empresas tiveram prazo para se adaptar e consequentemente as empresas que fornecem esses dados, que são as de software, também tiveram que se adaptar.

DIFICULDADE E BUROCRACIA

Mas existem uma série de problemas que envolvem isso: o sistema não é de fácil integração e traz dificuldades com o layout, problemas com conexão de dados e uma série de erros gerados pelo e-Social e consequentemente um risco altíssimo de multas.

Os empreendedores contábeis já tinham se adaptado a grandes transformações nos últimos anos com a chegada da informatização e as empresas viram a necessidade de preencher uma série de formulários online e isso trouxe muito mais trabalho para as empresas.

Back To Top