skip to Main Content
3 Sinais De Que A Sua Empresa Está Precisando De Um Contador

3 sinais de que a sua empresa está precisando de um contador

67

3 sinais de que a sua empresa está precisando de um contador

É possível que alguns empreendedores tenham receio de contratar um contador, por acreditarem que isso representaria um gasto a mais na empresa. No entanto, esse suporte é, na verdade, um investimento que trará inúmeros benefícios financeiros para o negócio.

Mas, se você ainda está em dúvida se esse é o melhor momento, continue a leitura deste artigo. Separamos 3 sinais que indicam que sua empresa está precisando de um contador. Confira:

1. Você tem pouco conhecimento e tempo para lidar com questões contábeis

Você entende de fluxo de caixa? Sabe qual é o melhor regime tributário para sua empresa? Consegue fazer análise de custos e balanços?

Esses são só alguns pontos que as empresas precisam ficar atentas, não apenas para manter a legalidade com o fisco, mas também para evitar desperdícios financeiros e conseguir crescer de forma saudável.

Mais a contabilidade não é somente apurar imposto, entregar guias para os nossos clientes e fazer registros contábeis. Na verdade há muito mais valor no serviço prestado por um contador. Ele também pode te ajudar na parte estratégica do seu negócio. Quem melhor do que ele poderia entender os números da sua empresa. Pense no contador como o médico! Ele é capaz de diagnosticar oportunidades e risco, receitando remédios técnicos para os males que causam dor ao seu empreendimento. Cirurgicamente ele pode estancar aquela hemorragia que escoa todas as suas riquezas. Não trabalhamos para o governo! Entregamos o nosso melhor para garantir o sucesso do seu negócio.

Por isso, é fundamental que os gestores se perguntem de forma honesta sobre o conhecimento de contabilidade e sistema tributário, pessoas, finanças e negócios. Qunato mais aprendemos, menos sabemos e mais temos que apreender! A vida de um empresário é solitária precisamos de uma ombro para nos apoiar. Além disso, também é preciso notar se há efetivamente tempo disponível para lidar com essas questões, considerando que um empreendedor já tem diversas outras atribuições importantes.

Caso falte tempo ou conhecimento, certamente a melhor opção é contar com o apoio de um especialista na área.

2. Empresa está estagnada ou tem intenção de expandir negócios

Outro sinal comum de que a empresa está precisando de um contador é a estagnação financeira. Se o empreendimento faz diversas vendas e alcança um bom fluxo de clientes, mas não vê esses resultados em lucros ao fim do mês, significa que é necessária uma análise sobre a origem do problema.

Um contador tem papel essencial nesse caso, pois pode estudar o fluxo de caixa, as variações de custos e despesas, a precificação de mercadorias e serviços, entre outros aspectos. A partir disso, é capaz de sugerir estratégias como cortes de custos para melhorar a margem de lucro do empreendimento.

Por outro lado, se sua empresa não está estagnada, mas tem a intenção de se expandir, também precisará do apoio de um contador. Isso porque, diante da contratação de funcionários e fornecedores e as alterações no fluxo de caixa e demais mudanças financeiras, é necessário muito conhecimento para manter todas as obrigações contábeis em dia.

Contar com um especialista em contabilidade nesse momento pode ser crucial para que o empreendimento consiga crescer, de forma constante, sem se perder em meio às finanças.

3. Você acredita que está pagando impostos demais

Todos os empreendedores brasileiros sabem que a carga tributária do país é uma das mais complexas do mundo. Dessa forma, é comum que empresas que não contam com o suporte de um contador acabem fazendo escolhas equivocadas em relação ao regime tributário do negócio e pagando impostos de forma incorreta.

A situação pode gerar problemas com a Receita Federal e diversos gastos desnecessários com tributos. Por isso, se você acredita que está pagando impostos de forma exagerada, é fundamental buscar orientação de profissionais especializados na contabilidade.

Além de te ajudar a entender as taxas adequadas ao seu setor e tipo de empresa, o contador também poderá encontrar oportunidades de benefícios fiscais previstas na legislação, que oferecem redução ou isenção de impostos.

Em resumo, um contador vai garantir que você tenha conhecimento suficiente para melhorar sua empresa cada vez mais, além de permitir seu funcionamento dentro da legalidade. Caso você queira saber mais sobre como funcionam as fiscalizações da Receita Federal, acesse este artigo do nosso blog! Não deixe de preencher nosso formulário também!

Back To Top