skip to Main Content
3 Fatores Que Podem Tornar A Sua Pequena Empresa Irregular

3 fatores que podem tornar a sua pequena empresa irregular

77

3 fatores que podem tornar a sua pequena empresa irregular

Antes de tudo, podemos entender que manter uma empresa regularizada não é somente apresentar todos os documentos necessários em sua abertura para que as atividades possam ser iniciadas. O objetivo principal de uma empresa (já com o seu exercício em andamento), é manter-se em dia com suas obrigações, e estar muito atenta as diversas legislações existentes, sejam elas tributárias, comerciais, previdenciárias, dentre outros.

Por isso, é importante planejar e elaborar um conjunto de ações que possam diminuir o risco da sua organização se tornar irregular. Pode parecer algo simples mas uma empresa está exposta a inúmeros riscos sejam eles fiscais, operacionais, estratégicos, financeiros, cibernéticos, ligados ao meio ambiente e por ai vai! Ter pessoas qualificadas e processos adequados podem torna o seu empreendimento mais eficientes. Quer saber quais são? Então, leia o post até o final e confira 3 situações que podem tornar a sua empresa irregular.

1. Não esclarecimento dos registros contábeis

Excetuando as MEI, todas as demais empresa precisam manter os seus registros contábeis em ordem e atualizados, já que elas refletem o status financeiros do negócio. Assim, através da escrituração contábil, das transações econômicas e financeiras geradas é possível observar os saldos que compõem as obrigações, os direitos e é claro o resultado do negócio.

A ausência dos registros contábeis impedem o acesso a informação por parte da sociedade como um todo. A informação é matéria prima para diversos agentes do mercado, seja ele financeiro, estatístico, fiscalizatório ou até mesmo para o próprio sócio da empresa. Como uma empresa pode se medir? Que estratégia adotar? Que caminho a seguir? O que esta dando certo e errado no meu negócio? Essas são umas das perguntas que ficam sem resposta se não temos o registro das informações contábeis!

2. Obrigações acessórias

Além da importância de formalizar os registros contábeis da empresa seja através da emissão de notas fiscais e/ou da apuração dos impostos de forma mensal, também devemos considerar as obrigações acessórias. Ou seja não basta registrar tem que informar. Independentemente do modelo de regime tributário, sendo eles: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional, as empresa tem o dever de reportar os dados previdenciários, tributários, contábeis e trabalhistas das suas operações para as unidades fazendárias da União, Estados e Municípios.

A não entrega das obrigações acessórias representam um risco financeiro para as empresas uma vez que incorrem em multa e juros pela não entrega.

3. Impostos em aberto e outros tipos de pendências na empresa irregular

Além das penalidades decretadas pelo não cumprimento das obrigações acessórias e outras questões contábeis pertinentes, a empresa ainda pode ser autuada por possuir impostos em aberto. Para que esse problema não se torne presente ou até recorrente é necessário uma boa gestão financeira para a sociedade.

O planejamento tributário, o orçamento e controles financeiros eficientes são excelentes ferramentas para a sobrevivência do seu negócio. Atualmente existem várias consultorias contábeis que podem assessorar o pequeno empreendedor na elaboração e acompanhamento de um planejamento tributário e/ou orçamento. Quanto aos controles financeiros, existem várias soluções tecnológicas, tais como Bling, Conta Azul e Omie. Estas possuem valores acessíveis e de fácil utilização.

Conclusão

Antes de tudo, para que consigamos efetivamente levantar todos os dados referentes ao financeiro da empresa e, dessa forma, cumprir com todos os requisitos para tornar o seu negócio sempre regular, é necessário um acompanhamento profissional contábil.

Com isso, ele fará o levantamento de todos as informações referentes a pendências e débitos, desde a abertura do seu negócio. Além disso, também é importante apurar o regime tributário em que seu empreendimento esteja enquadrado para buscar entender quais deveres e obrigações a sua empresa irregular possui durante o período em que esteve sem o apoio de uma contabilidade.

Agora que você já entende a importância de manter o seu negócio regularizado para evitar possíveis complicações, que tal ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto e ter total apoio na hora de administrar os seus recursos financeiros? Acesse agora mesmo o blog da Run One e confira mais dicas exclusivas para você tornar a sua empresa mais sustentável e regularizada com suas obrigações.

Back To Top